Muito tem se falado da mudança administrativa da porto de Imbituba,e geralmente há uma empolgação de que agora vai melhorar. Convém ressaltar que a a mudança é administrativa e não operacional, o movimento de navios/cargas continuará da mesma forma. Tenho dito ao longo dos anos de que o movimento de navios e cargas somente somente irá fluir quando a região sul, especificamente de Floripa até Osorio ter empresas/industrias que tenham uma demanda de importação e exportação auto-suficiente para escoar suas mercadorias via porto de IMBITUBA. Nada adianta a duplicação da 101, calado e estratégia geografica se nao temos cargas oriundas de empresas/industrias proximo ao porto. Defendo esse posicionamento baseando-me na região norte do estado, onde grandes empresas importam e exportam seus produtos via porto de Itajai,São chico,Navegantes etc... como tambem tomo por exemplo a atual operacionalidade do porto de Imbituba que opera navios de congelados,coque e fertlizantes de empresas que estão situadas aqui na região, ou mais precisamente localizadas dentro da area do porto organizado. O que acontece é que varias pessoas estão comemorando a saida da Cia Docas de Imbituba da administração devido a pessoas que trabalham na empresa, como se isso fosse dar uma virada na economia portuaria de Imbituba. Esssas pessoas que estão comemorando etse fato devem saber que mesmo a Docas saindo da administração portuária e nao fechara ou acabará a docas continua como empresa e juntamente com a IEP poderá construir um porto privado e continuar suas atividades, ou seja somente ira mudar de endereço. Devemos reconhecer tambem que a Docas foi um expoente no desenvolvimento do complexo portuario de Imbituba e ai sim mecere nossa gratidão. O problema todo gira em torno da raiva contra pessoas que durante decadas estiveram trabalhando para a Docas e que essa raiva em nada altera o estado de operacionalidade nessa mudança da concessão. Na minha opinião durante os vinte cinco anos que estou no porto como estivador, que nada tem haver com a Docas, o melhor tempo vivido administrativamente foi com o Gilberto Barreto e com Jeziel Pamato. Vi muitos administradores virem para Imbituba com status e know -how de executivos e em nada contribuiram para o desenvolvimento do complexo portuario de Imbituba como tambem vi empresarios vir para Imbituba com uma pasta 007 cheia de jornal e vender empilhadeiras belloti para o porto de depois sumir na poeira. finalmente convem lembrar que a mudança é administrativa e não operacional e que o movimento de navios continuará da mesma maneira. A nossa esperança é de que empresas que exportam e importam venham a se estabelcer na região sul e escoar seus produtos via porto de Imbituba. FELIZ NATAL A TODOS!!!!!