sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

                   TRABALHADOR PORTUÁRIO E SEGURANÇA             DO TRABALHO.




Geralmente uso este blog para relatos políticos e outros fatos. Porém hoje escrevo sobre uma situação pessoal acontecida hoje no porto de Imbituba.

Estávamos trabalhando no porão do navio descarregando Barrilha embaladas em sacos de 1.250 kilos, porém a fita para engatar a mercadoria apresentava que suportava somente 1.000 kilos. Tão logo observei a irregularidade comentei com meus companheiros de trabalho que logo concordaram com a irregularidade. Após chamar o responsável pela operação e relatar o fato gerou uma grande polemica, Pois o chefe da operação me mandou um recado de que a operação iria continuar e que o meu salario estava cortado. Para minha agradável surpresa os demais trabalhadores se pronunciaram dizendo que eles estavam solidários comigo e que a operação estava paralisada. Telefonei o chefe de segurança e saúde do Ogmo, diga-se de passagem um profissional muito competente, e o mesmo se dirigiu até o porto e constatou a irregularidade. neste momento também chegou no porto o chefe que teria me mandado o "recado". Então perguntei a ele se meu salario estava cortado e o mesmo negou ter dito isto, o que foi logo desmentido pelo fiscal do Ogmo, também me surpreendi com a posição do fiscal do Ogmo que cara a cara com o chefe da operação confirmou o recado dado. Toda essa situação se dá pelo monopólio agora criado por esta zona de alfandegamento da área portuária, pois somente esta empresa pode operar este tipo de carga, e tendo o monopólio acham que o porão de navio passa a se deposito de estivador e que devemos fazer o trabalho não observando as normas de segurança, e o fato somente comprovou aquilo que muitas vezes falo na assembleia da estiva, de que SOMOS MAIS FORTES QUANDO CRUZAMOS OS BRAÇOS. E hoje tal ato fez com que nossa segurança e nossa força fosse respeitada. não podemos aceitar que uma empresa que investe centenas de  milhões no porto não gaste 30 dólares para comprar fitas seguras que venham a dar segurança ao estivador e demais trabalhadores portuários. E ainda temos muito mais a exigir de empresas que visam lucros sobre o trabalhador, empresas que não colocam sequer água no porão, desrespeitando a NR 29 no item 24.7.1, onde o estivados tem que andar atras de garrafa pet para levar água para o porão. Hoje mostramos que quando cruzamos os braços aí é que somos fortes.

Agradeço ao fiscal do Ogmo e ao chefe de segurança e saúde do Ogmo como também aos companheiros de trabalho que se fizeram ser respeitado neste porto que invariavelmente humilha e sacrifica o trabalhador portuário! 

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

EXCLUSIVO - ADMINISTRADOR DA CIA DOCAS DE IMBITUBA E AÇÃO DA A.G.U.




O blog traz com exclusividade de fonte fidedigna o desabafo do administrador da Cia Docas de Imbituba, Jeziel Pamato falando sobre seu envolvimento na ação da Advocacia Geral da União que bloqueou as contas da empresa e de outras empresas relacionada ao grupo.Segundo a A.G.U existe 20 pessoas envolvidas em ações que a autarquia considera irregular. Entre as 20 pessoas que estão na condição de Réu está o nome do administrador e Imbitubense Jeziel Pamato de Souza.

Jeziel Pamato de Souza que á 25 anos é funcionário da Cia Docas de Imbituba e após ser gerente comercial foi promovido a administrador do Porto de Imbituba enquanto a Cia Docas detinha a concessão do Porto de Imbituba. Após vir a público a ação judicial impetrada pela A.G.U na Justiça Federal subsecção de Laguna/SC., muito tem se falado e especulado acerca do assunto e nome mais comentado é o de Jeziel Pamato. No momento o administrador da empresa prefere não se pronunciar publicamente, porém este Blog, com exclusividade teve acesso a informações referente ao administrador, que tem com intuito rebater e esclarecer os "burburinhos" que se alastram especulativamente na cidade de Imbituba. Especulações estas que foram ventiladas noticiando a prisão e um internação hospitalar do administrador da Cia Docas de Imbituba.

"Só estou como réu neste processo, porque sou administrador do porto de Imbituba", desabafa Jeziel Pamato. A  A.G.U indiciou o administrador para que como responsável direto da C.D.I no município  responda apresentando a defesa da empresa nas supostas irregularidades apresentadas nos autos do processo na Justiça federal. Muito se fala embora, oficiosamente, que dentre as irregularidades apuradas está o arrendamento de armazéns para a iniciativa privada dentro da área do porto organizado. Porem o arrendamento realizado foram firmados á época de outros administradores que antecederam Jeziel, mas como no momento ele  figura como administrador cabe  a ele representar a empresa. Porém como não se tem acesso aos autos do processo tudo não passa de mera especulação. O administrador no momento prefere não se manifestar, porem tem a plena convicção que com o passar do tempo a verdade vai ser estabelecida. Existe rumores que o administrador foi visto saindo do porto com seu carro transportando equipamentos e documentos com o intuito de queima de arquivo, fato este negado pelo administrador, leia na integra como se deu a retirada dos documentos da C.D.I dentro da área do porto organizado, com detalhes exclusivos apurados por  blog.



"Apenas a título de contribuição, informou que em momento algum retirou documentos ou computadores de dentro do Porto de Imbituba, principalmente utilizando o próprio carro.












O que de fato aconteceu é que por determinação do Conselho de Administração da CDI e de sua Diretoria foram removidos para fora da sede da Administração do Porto os documentos que são da CDI e que foram gerados durante a sua gestão como concessionária do Porto de Imbituba. A decisão de retirada destes documentos é respaldada pelo fato da CDI ter que administrar e identificar as responsabilidades do passivo, se da CDI ou da UNIÃO, e ainda ter que “FECHAR AS CONTAS”  da concessão com o Governo Federal. Sem ter estes documentos sob sua guarda isso seria impossível de ser realizado.

No entanto, a remoção destes documentos ocorreu através da contratação de empresa especializada para realização destes serviços e foi acompanhada pelos funcionários responsáveis de cada setor, tendo sido registrado em relatório próprio cada tipo de documento que foram removidos para serem arquivados em outro local. Importante ressaltar que tais documentos estão à disposição dos órgãos fiscalizadores para realização das vistorias que entenderem pertinentes, conforme já manifestado pela CDI à ANTAQ e demais órgãos.

Garante que em momento algum retirou qualquer documento ou computador da CDI utilizando o seu carro. Eventuais caixas que foram retiradas  utilizando o seu carro tratavam-se apenas de coisas particulares acumuladas ao longo dos 25 anos de trabalho nas dependências do Porto de Imbituba." 

Surgiram também especulações que o administrador foi detido e para escapar da possível detenção teria simulado uma internação hospitalar, sobre tais especulações o que foi apurado é que não passa de boatos maldosos,  uma vez que nos autos do processo não existe nenhum pedido de prisão temporária a qualquer pessoa envolvida e por conseguinte não existe em algum hospital relatório de entrada registrado em nome do administrador.

A verdade caros leitores é que existe dois processos em andamento, um processo que tramita na Justiça Federal em Laguna e outro processo que tramita nas ruas,nos botecos e na imaginação dos especuladores e criadores de noticias.


domingo, 6 de janeiro de 2013

SECRETÁRIOS,CARGO DE CONFIANÇA,DIRETORES, GIGOLÔS MUNICIPAL É UMA NECESSIDADE OU CABIDES DE EMPREGOS?

A cada inicio de um novo governo começam as especulações e a expectativa da nomeação do secretariado que farão parte da equipe do prefeito eleito. E os escolhidos devem ter no curriculum poucos requisitos sendo dois requisitos indispensáveis, um quem indique e outro  ter apoiado e votado no candidato. Essa é uma pratica beneficiada pela lei politica. A reforma politica devia coibir as coligações partidárias que influenciam diretamente nesse cabide de emprego. Cada partido deveria ter um candidato e disputar a eleição sem partidos aliados. as coligações de vários partidos acabam inchando o funcionalismo da prefeitura, como também o ministério publico deveria denunciar  tais nomeações  nomeações estas que são uma afronta aos funcionários públicos municipal concursados, funcionários estes que passaram em concurso publico e fizeram por merecer tal cargo, são funcionários que  á dez,quinze, vinte anos na prefeitura e derrepentemente são chefiados por pessoas que em muitos casos não tem conhecimento daquela pasta e ganham até o triplo do funcionário concursado, e ainda recebem instrução do funcionário concursado . Não obstante ainda tem a nomeação o segundo escalão que são os diretores que também tem salários maiores que os concursados e "status"de chefia superior aos concursados.Ainda restam a nomeação do terceiro escalão que são os "bagrinhos" dos candidatos eleitos. Estas nomeações incham a folha de pagamento do município e geralmente criam uma corja de puxa-sacos e fanáticos da administração  Um exemplo bem flagrante dessa natureza foi na ultima eleição  quando o José Genoino foi votar me Sao Paulo os reportes queriam entrevista-los sobre sua condenaçao do mensalão e uma corja de puxa-sacos agrediram os reportes, corja esta que sao pagos com o dinheiro roubado do poder publico. Sao tantos empregos prometidos na prefeitura que em muitos casos sao criadas novas secretarias para abrir vagas ao prometidos. Considero como gigolôs municipal que por falta de competência vivem de contratos da prefeitura. O impressionante é que quando sao funcionários do governo passam todo o mandado elogiando e dizendo que Imbituba é uma maravilha e uma fonte geradora de empregos, mas se o candidato perde ficam criticando a administração  vencedora dizendo que nao tem empregos em Imbituba. 
Seria perfeito um prefeito que quando assumir a prefeitura valorizar o funcionalismo publico concursado e promovendo tais funcionários a Secretários e diretores. Um tratamento igual aos iguais principio básico do direito a isonomia. 90 porcento das minhas criticas não são direcionadas aos administradores mas sim para os puxa-sacos da administração que se sentem mais ofendidos do que os próprios administradores. Puxa-sacos estes que não entendem nada e de porto de economia e vivem comentando tais assuntos.Portanto eu acho que o sindicato dos servidores publico municipal deveria fazer uma manifestação requerendo igualdade salarial aos contratados e nomeados que na verdade são empregados temporários do município.